quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Artigos



Paixão, amor, casamento...

Pesquisas neurocientíficas mostram que é possível sentir-se encantado pela mesma pessoa por décadas

por Suzana Herculano-Houzel

Você já se imaginou vivendo 10, 20 ou 50 anos com a mesma pessoa? Sentindo sempre o mesmo prazer em sua companhia, o mesmo conforto em seus braços? Se a perspectiva parece interessante, agradeça ao seu cérebro (e se não lhe agrada, a culpa é dele, também). De certa forma, é curioso que laços afetivos fortes, como os amorosos, sejam tão importantes para nossa espécie. Tecnicamente, viver em sociedade, ou mesmo em pares, não é obrigatório para a sobrevivência de nenhum animal – vide tantos mamíferos, aves e outros bichos que procuram um par somente para o acasalamento e imediatamente depois seguem cada um o seu caminho.


Se gostamos de formar pares a ponto de investir boa parte de nossa energia, tempo e esforços cognitivos em convencer um belo exemplar do sexo interessante de que nós somos a pessoa mais sensacional e desejável na face da Terra, é porque o sistema cerebral humano, como o de outros animais sociais, é capaz de atribuir um valor positivo incrível à companhia alheia. Isso é função do sistema de recompensa, conjunto de estruturas no centro do cérebro especializadas em detectar quando algo interessante acontece, premiar-nos com uma sensação física inconfundível de prazer e satisfação e ainda associar esse prazer com o que levou a ele – o que pode ser uma ação, uma situação, um objeto ou... alguém.


Conforme o prazer se repete na companhia dessa pessoa, o valor positivo que atribuímos a ela é reforçado (enquanto torcemos para que o mesmo aconteça no cérebro dela, associando um valor cada vez mais positivo à nossa própria companhia, claro). É o que fazemos no período de namoro, quando conversas interessantes, passeios agradáveis, boa música, boa comida e carinho oferecem prazeres que vão sendo associados à companhia do outro. Se rola sexo, então, melhor ainda: o prazer do orgasmo funciona como uma cola extraordinária para o sistema de recompensa, que atribui (corretamente!) a satisfação incrível àquela pessoa específica (mas é verdade que isso não funciona tão bem em alguns cérebros...).


“Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos
Atração da Lua sobre a Terra teria mudado o alinhamento das estrelas. Pesquisadores de Minnesota afirmam ainda que haveria um 13º signo.”

Um ZumZum surgiu estes dia na internet, a inclusão de mais um signo do Zodíaco deixou muita gente confusa.

O 13º signo foi “criado” devido à movimentação e alinhamento das estrelas, que desde o inicio da descoberta e definição do Zodíaco, na Babilônia Antiga, foi deixado de lado. A 13º constelação recebe o nome de Serpentário, que tem como símbolo a Cobra. Ficando portanto:

Capricórnio: 20/01 a 16/02

Aquário: 16/02 a 11/03

Peixes: 11/03 a 18/04

Áries: 18/04 a 13/05

Touro: 13/05 a 21/06

Gêmeos: 21/06 a 20/07

Câncer: 20/07 a 10/08

Leão: 10/08 a 16/09

Virgem: 16/09 a 30/10

Libra: 30/10 a 23/11

Escorpião: 23/11 a 29/11

Ophiuchus: 29/11 a 17/12

Sagitário: 17/12 a 20/01

Para quem acredita fielmente no Zodíaco o abalo psicológico pode ser grande, porem para os “curiosos” de plantão a mudança pode até se tornar uma fato engraçado, pois todas as pessoas que você via como: Sonhadora, Perfeccionista, Pé no chão, Teimosa, etc, pode não ser exatamente aquilo que você imagina. Portanto, quando conhecer alguém a partir de agora cuidado em vulgá-lo pelo signo...risos.

Zara Abrahão Ramos

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


“Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.

Se perder um amor, não se perca!

Se o achar, segure-o!”

Fernando Pessoa


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Para começar o ano....










......... dando risadassssssssss...........