quarta-feira, 29 de junho de 2011

Se responsabilize por sua vida

Não perca mais tempo procurando os culpados que te deixaram para baixo, muito menos os acuse ou insinue que eles são os responsáveis por sua decadência, se fizer isso você estará sendo injusto.

Afinal quem melhor para assumir a responsabilidade pelos próprios atos se não nós mesmos?

É muito injusto dizer que os outros são capazes de influenciar tanto sua vida que possa realmente detona-la, se você permitiu que houvesse influências externas é por que não houve convicção em si mesmo, não houve confiança e auto-estima.

Obviamente que os fatores externos podem contribuir para o naufrágio de uma vida estável, como a saída de um emprego, a morte de alguém próximo e outros fatores que estão acima do nosso controle.

Porém, no cotidiano há pessoas que sempre tentam constranger, denegrir ou ferir os nossos sentimentos e emoções, por isso que quando estamos felizes quase nunca ninguém se interessa pelo motivo de tanta alegria, porém se estamos triste é obvio que irá surgir diversas pessoas curiosas para saber sobre nossas angustia, se o mundo não fosse assim os jornais nunca fariam o sucesso que fazem. O Ser Humano gosta de tragédia.

A culpa não esta nas pessoas que bisbilhotam nossas vidas, mas sim na maneira como vamos considerar estas intromissões, se deixarmos influenciar em nossa conduta e opiniões ai estaremos fazendo mal para nós mesmo.

Faça o teste, quando seu professor entregar a nota de alguma prova e ela for uma nota boa provavelmente você irá pensar “Tirei 10.0”, mas caso a nota tenha sido ruim o pensamento será o inverso “O professor me deu 3.0”, levando isso para a vida cotidiana observarmos que as conquistas nós enaltecemos, e os problemas nós arranjamos um culpado para responsabilizar.

Os pais são sempre os primeiros a serem culpados e colocados em julgamento, pois as suas ações e opiniões influenciam seus filhos por longos anos, porém as opiniões dos nossos educadores não influenciam para sempre, pois quando crescemos temos o dever de assumir nossas próprias convicções e opiniões.

A vida fica um pouco mais cruel quando assumimos a responsabilidade sobre si mesmos, afinal deixamos de se escorar nos outros e passamos para a fase de amadurecimento e crescimento individual. Suas decisões podem e vão influenciar sua vida, e certamente você terá que dar conta delas, portanto cautela ao formar conceitos e ao partir para a ação.

Seja responsável por você, seja autêntico e sincero consigo mesmo, é garantido que a vida ficará mais justa e confortável, afinal as escolhas e as conseqüências serão sempre por sua conta, você não terá que dar satisfação á ninguém.

Zara Abrahão Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário