sexta-feira, 22 de julho de 2011

Incluir os negros nos meios de comunicação É Necessário!

Surpreendente como assuntos importantes para a sociedade brasileira viram clichês utilizados na mídia, a inclusão racial é um assunto que nunca deveria se tornar banal e irrelevante, pois é através da inclusão e melhora na qualidade de vida do negro que poderemos manter a nossa identidade cultural.

O Brasil não é e nunca será um país euro-amerino, não somos uma sociedade formada por pessoas branquinhas com olhos claros assim como as teledramaturgias e as propagandas gostam de exibir.

Não é este o padrão de cor dos brasileiros e não deveria ser este o padrão de beleza.

O negro é exposto na mídia como o causador de problemas, como o ladrão e o marginal, e é sempre estigmatizado, não é apresentado como o protagonista principal, que é bem sucedido e importante. Na TV o negro é sempre o operário, o empregado e o inferiorizado, esta exposição pejorativa cria no imaginário da sociedade que o negro foi escravo e continua servindo a comunidade branca, sem possíveis mudanças na sociedade estagnada.

No jornalismo brasileiro a discriminação é ainda mais agravada, até a Dinamarca tem mais jornalistas negros do que o Brasil, e devemos de fato, criar medidas para inclusão de forma digna do negro nos meios de comunicação.

A mídia deveria pôr a vista, de forma clara e explicita, as discriminações sofridas pela comunidade negra, deixando evidente que a escravidão no Brasil deixou de existir somente no papel e que ela ainda existe na consciência das pessoas.


Zara Abrahão Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário