Resenha “A importância da mídia na conscientização ambiental”
O texto, “A
importância da mídia na conscientização ambiental”, de Eliana de Souza Lima,
jornalista formada pela PUC-Campinas e especialista pela UNICAMP, está
disponível no site Portal de Jornalismo Cientifico (www.jornalismocientifico.com.br),
descreve a importância de elevar a consciência social, e a influência da mídia
no processo de formação de opinião e de conscientização ambiental.
Em 1992, a
atenção da mídia voltou-se para o Rio de Janeiro, onde acontecia a Conferência
da ONU sobre o Meio Ambiente, chamada RIO 92. Desde então, os diversos meios de
comunicação dão prioridade aos acontecimentos na esfera ambiental.
Eliana afirma
que, se somando os esforços de ONGs Ambientalistas, órgãos do governo e as
mídias, torna-se possível criar na sociedade um vínculo entre o dia-a-dia da
população e a preservação do meio ambiente. É necessário, porém, que a mídia
tenha ética e profissionalismo para tratar as questões ambientais. Cabe ao
jornalismo científico informar corretamente e detalhadamente as causas e
efeitos da degradação ambiental, sem gerar prejuízo à saúde, bem-estar e
segurança da população.
Diante de uma
mídia sem percepção, a má elaboração das noticias científicas se dá pela falta
de cultura geral dos profissionais de comunicação, fontes incorretas,
autocensura das informações e a ausência de preocupação com a notícia. Eliana
afirma, “O jornalismo além de informar, deve também formar”. Assim a mídia deve
auxiliar os leitores na formação de opinião e estimular o senso crítico. Infelizmente
o fluxo de informação cria no noticiário um ritmo acelerado, que desencadeia em
mensagens atropeladas sem critérios seletivos.
Segundo Eliana,
cabe as universidades formar jornalistas responsáveis e éticos, exigindo a especialização
científica e uma rigorosa avaliação das fontes de informação, pois as escolas
de comunicação só poderão cumprir sua tarefa de formar jornalistas a serviço da
sociedade, quando superarem as deficiências materiais e pedagógicas presentes
nas instituições.
O texto é bem
formulado, com idéias articuladas, e temática moderna. Elabora uma perspectiva
entre a conscientização ambiental e a comercialização da informação, indicado
para quem quer desenvolver uma opinião crítica sobre a consciência ambiental e
suas implicações nos meios de comunicação.
isso é uma resenha descritiva ou crítica?
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir