terça-feira, 1 de novembro de 2011


Resenha “A importância da mídia na conscientização ambiental”

O texto, “A importância da mídia na conscientização ambiental”, de Eliana de Souza Lima, jornalista formada pela PUC-Campinas e especialista pela UNICAMP, está disponível no site Portal de Jornalismo Cientifico (www.jornalismocientifico.com.br), descreve a importância de elevar a consciência social, e a influência da mídia no processo de formação de opinião e de conscientização ambiental.
Em 1992, a atenção da mídia voltou-se para o Rio de Janeiro, onde acontecia a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, chamada RIO 92. Desde então, os diversos meios de comunicação dão prioridade aos acontecimentos na esfera ambiental.
Eliana afirma que, se somando os esforços de ONGs Ambientalistas, órgãos do governo e as mídias, torna-se possível criar na sociedade um vínculo entre o dia-a-dia da população e a preservação do meio ambiente. É necessário, porém, que a mídia tenha ética e profissionalismo para tratar as questões ambientais. Cabe ao jornalismo científico informar corretamente e detalhadamente as causas e efeitos da degradação ambiental, sem gerar prejuízo à saúde, bem-estar e segurança da população.
Diante de uma mídia sem percepção, a má elaboração das noticias científicas se dá pela falta de cultura geral dos profissionais de comunicação, fontes incorretas, autocensura das informações e a ausência de preocupação com a notícia. Eliana afirma, “O jornalismo além de informar, deve também formar”. Assim a mídia deve auxiliar os leitores na formação de opinião e estimular o senso crítico. Infelizmente o fluxo de informação cria no noticiário um ritmo acelerado, que desencadeia em mensagens atropeladas sem critérios seletivos.
Segundo Eliana, cabe as universidades formar jornalistas responsáveis e éticos, exigindo a especialização científica e uma rigorosa avaliação das fontes de informação, pois as escolas de comunicação só poderão cumprir sua tarefa de formar jornalistas a serviço da sociedade, quando superarem as deficiências materiais e pedagógicas presentes nas instituições.
O texto é bem formulado, com idéias articuladas, e temática moderna. Elabora uma perspectiva entre a conscientização ambiental e a comercialização da informação, indicado para quem quer desenvolver uma opinião crítica sobre a consciência ambiental e suas implicações nos meios de comunicação.  

Zara Abrahão Ramos 

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