sábado, 30 de janeiro de 2010

A beleza fundamental?


A Mulher da página 194

Ela é loira e linda. Tem 20 anos. Modelo profissional. Saiu na utima edição da revista americana Glamour ilustrando uma reportagem sobre autoimagem, e foi o que bastou para causar um rebuliço nos Estados Unidos. A revista recebeu milhares de cartas e e-mails. Razão: a barriga saliente da moça. Teor das mensagens: alivio. Uma mulher com um corpo real.

Nao sei se Lizzie Miller, que ficou conhecida como a mulher da páina 194, já teve filhos, mas é pouco provavel, devido a idade que tem.

No entanto, quem já teve filhos conhece bem aquela dobrinha que se forma ao sentar. E mesmo quem não teve conhece tambem, bastando para isso pesar um pouco mais do que 48 quilos, que o que a maioria das tops pesa. Lizzie nao é um varapau e atua no mercado das modelos plus size, ou seja, de tamanhos grandes. Veste manequim 42, um insulto ao mundo das anoréxicas.

A foto me despertou sentimentos contraditorios. Por mais que estejamos saturados dessa falsa imagem de perfeição feminina que as revistas promovem, tem que se admitir: barriga ?um troço deselegante. é falso dizer que protuberâncias podem ser charmosas. Nao sei.

É que toda mulher possui a sua e isso nao é crime, caso contrario, seriamos todas colegas de penitenciaria. Sem photoshop, na beira da praia, quase ninguém tem corpao, a nao ser que estejamos nos referindo a volume. Se estivermos falando de silhueta de ninfa, perceba: sem tres ou quatro entre centenas. E, nesse aspecto, a foto de Lizzie Miller serve como uma especie de alforria. Principalmente porque ela nao causa repulsa, ao contrario, ela desperta uma forte atração que nao vem do seu abdomen, e sim do seu semblante extremamente saudavel. é o qu essa moça vende, e nao ilusao.

Um generoso sorriso, dentes bem cuidados, cabelos limpos, segurança, satisfaçãoo consigo proprio, inteligência e bom humor: é isso que torna um homem ou uma mulher bonitos. Aquelas meninas magerrimas que ilustram editoriais de moda, quase sempre com cara de quem comeu e nao gostou (ou de quem nao comeu, mas gostaria), sao apenas isso: magerrimas. Nao parecem pessoas felizes. Lizzie Miller dá a impressao de ser uma mulher radiante, e se isso não é sedutor, entao rasgo o diploma de Psicologia que nao tenho. Ela merecia estar na primeira páina, mas, mesmo tendo sido publicada na 194, roubou a cena.

* Texto publicado na página 02 da Zero Hora de hoje (02/09/09)
****************************

E ja dizia Vinícius de Moraes :"As Muito feias que me perdoem, Mas beleza é fundamental" - Poema: Receita de mulher (Vinícios)


Um comentário:

  1. Zarissima!
    Quanto tempo! Encontrei seu blog e esta lindissimo, muito zen e transmitindo bem você.
    Passei por aqui para registrar que vou continuar te acompanhando e dizer que estou com saudades de você!

    Beijos! Te amo amiga

    ResponderExcluir