sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Três Mulheres de Três PPPs

  Paulo Emilio Sales Gomes, brasileiro, militante politico e fundador do primeiro clube de cinema do Brasil. Escreveu "Três mulheres de três PPPs", clássico brasileiro, que foi cobrado como obra obrigatória nos vestibulares de 1996.
  O livro é composto por três narrativas, como se fossem três longos contos, nos quais Polydoro, personagem e narrador, relata cuidadosamente os três enlaces românticos, alguns nem tanto, de sua vida. Mas não chamaremos ele por esse nome, pois  seu pavor ao ouvi-lo transforma todo seu amor em rancor, ele odeia seu nome.
  Poly, ou P, ou Dior Poly, rico, membro da burguesia intelectual do Rio de Janeiro, dono de uma imobiliária, que frequenta a alta sociedade carioca é domado três vezes, por três diferentes mulheres, que absorvem a narrativa e seus relatos ganham força surpreendente. 
  Por ser atemporal, os contos ou capítulos, se revelam aos poucos, como se de jovem á velho ele tivesse um pensamento linear, mesmo os fatos não estando em ordem cronológica. Todos os romances mantidos por interesses, trapaças e traições. 
  Helena, Hermengarda e Ela, três mulheres de personalidade forte que refletem o confronto com a forma passiva, estúpida e com uma profundidade absoluta que ele vive.
Com uma polidez incrível na escrita, vale a pena do começo ao fim.

Zara A. Ramos Reis

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Futuro =)

Nunca produzi tanto, minha produção deslanchou.
Minha mente a 1.000 por hora, na defesa de tese, na produção poética, em esperar 2014 ansiosamente.
Melhoro a cada dia, busco, busco, busco que uma hora encontro.
Minha motivação: meu casamento, meu lindo marido, companheiro, amigo, amante, escudeiro ("Por onde for posso ser seu par").
Que venham os problemas, as soluções, os entendimentos, o futuro.
Que venha a rainha, sua cavalaria, e sua majestade. Me preparo para seu glamour.
Enquanto isso o papai noel me espera montar a linda arvore de natal, e ajudar a quem precisa.
Minha mente a cem, mil, milhão.

Não posso parar...

Zara Reis
=)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Produção poética

O encontro

Tudo começa com um olhar
Quando esperamos um sorriso
No canto da boca a envergonhar
E sem medo um solto riso

Braços a se movimentar aflitos
Em suspiros devaneados
Inquietude no encontro insólito
O flagra dos flertes saboreados

O tempo passa com presteza
Ao menos concebemos a certeza

Que este encontro fulgura
Um sentimento nasce com bravura

Zara Reis
=)

Filipinas

Indigno-me ao perceber governantes tão omissos e corruptos. Estamos em pleno ano de 2013, com tecnologia avançada ao ponto de dividir a menor partícula existente, mas que não salva vidas, pelo contrário, apenas beneficia os interesses de uma minoria.
A Filipina é um exemplo concreto dessa negligência, o governo soube do tufão com CINCO dias de antecedência, e não avacuou a região. Milhares de pessoas morreram, e as que estão vivas, brigam diariamente para sobreviver.
Falta água, comida e civilidade. Resgatam as pessoas como animais, em grandes comboios, sem ao menos oferecer um mínimo de dignidade. As pessoas estão se matando por comida, o pouco de comida e água que recebem.
 E que dignidade e honra o presidente da Filipina teve ao saber que um tufão estava por vir e mesmo assim deixou o seu povo "ao deus dará"?  E me diga, onde ele está agora? 
Certamente, tomando banho com chuveiro quente e dormindo em lençóis macios.
Deveria estar ajudando a recrutar o povo abandonado, junto com eles brigando por alimento, passando cede e frio.

E agora? Quem paga pelas vidas que se foram?
Pelas famílias que se dissiparam, pela falta de lealdade da minoria?

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Curitiba - Foz do Iguaçu - Paraguai - Argentina - 5 dias

DICA DE VIAGEM

Hoje quero registrar a experiência de viagem que fizemos em Julho/2013, saímos de São Paulo, de carro, e fomos até Curitiba, tirando o trânsito da Regis e a maravilhosa greve dos caminhoneiros, chegamos á salvo.
Ficamos em um eco hostel (http://www.curitibaecohostel.com.br/), com quarto e banheiro para o casal, o preço é ótimo, e o lugar é bem diferente, bem Zen e natureba. Achei bemmmmm interessante pois o hostel estavam hospedadas pessoas do mundo inteiro, inclusive estudantes da Angola que fazem intercambio na universidade federal.
Em Curitiba passeamos em alguns parques, no centro histórico da cidade, orquidário, passamos no shopping e na ópera de arames. 
Jantamos no incrível restaurante Madalosso, e aí fica a dica: não deixem de conhecer o Madalosso, um rodizio de massa, com uma variedade deliciosa, e um preço ótimo (R$ 35,00 por pessoa). Detalhe, esse restaurante é o segundo maior restaurante da América Latina, desde 1963 já recebeu celebridades ultra-famosas. Fica no bairro de Sta. Felicidade, que por sinal é um lindo bairro para passear.
No dia seguinte fizemos o passeio de trem até a cidade de Morretes, o passeio saí da Rodoviária, e desce até o "pé da serra" em Morretes. Um passeio do dia todo, mas que vale super a pena, a vista é linda, e o trem é super divertido. Uma dica, em Morretes (uma cidade minuscula), não deixem de comer o famoso prato barreado, uma carne deliciosaaaaa.

Em seguida partimos de Curitiba para Foz do Iguaçu. Fizemos uma reserva no hotel Kacique Salvatti (http://www.hotelkaciquesalvatti.com.br/hotel.php), um hotel super bemmm localizado, fica ao lado de um hiper-mercado, super bem estruturado, com piscina, serviço de quarto, e um café da manhã caprichado.
Em Foz fizemos os passeios: 
- Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro (fomos de carro), tentamos fazer o passeio do Macuco, mas infelizmente tinha chovido muito naquela semana, e as cataratas estavam superrrr forte, não tivemos coragem... risos.
- Marco das três fronteiras, que tem uma lojinha muitooooo cheia dos badulaques.
- Parque das Aves (fomos de carro), lindo parque, amei a ala das borboletas.
- Usina Binacional de Itaipu, NÃO deixem de conhecer a usina, e se possível faça o passeio interno, de 02 horas, que vale a pena. No dia que fomos as comportas estavam abertas - um Show a parte.
- Jantamos no maravilhoso restaurante Rafain, com show artístico, que é consideravelmente caro por pessoa, mas pelo show e pelo bife, VALE A PENA!

Conhecemos a Argentina, fomos de carro, passamos na fronteira, e aí vai a dica.... eles não aceitam nossa CNH, e se o RG estiver com foto de criança eles também barram, por isso, ou leve o passaporte (e ganhe um carimbo...kkkk) ou atualize seu documento pessoal (RG).
Em Puerto Iguazu, na Argentina, não deixem de ir ao mercado, compre chocolates, alfajor, e a MARAVILHOSA cerveja Kilmer. No centro da cidadezinha tem uma feira de comidas tipicas, compramos pêssego em caldas, e uma azeitonas recheadas dos deuses.... eles fazem lá com recheio de palmito, alho, queijo, salame....incrivelmente delicioso. 
Detalhe, o comércio fica aberto até as 21:00 hs, ou seja dá tempo de procurar bastante jaqueta de couro. Sempre ouvi dizer que a Argentina era um máximo para comprar couro, mas não achei nada de mais, e muito caro, não vale a pena.
Outra dica, tome cuidado com os pedintes, muitas crianças, se vc ficar com dó e dar coisas para eles, certamente vão aparecer com mais umas 15 crianças...cuidado com as bolsas e bolsos.

Conhecer o Parque do Iguazu, que são as cataratas do lado argentino é superrrrr legal. Achei o lado brasileiro super organizado, bonito, com uma condução de ônibus de dois andares e tal, bem mais organizado que o lado argentino.

Para ir até o Paraguai, na Cidaud del Leste, fomos de van, que o próprio hotel disponibiliza, por R$ 20,00 por pessoa, pois NÃO tem como atravessar a Ponte da Amizade de carro, é uma bagunça, motos, carros, buzinas, gente andando, me senti na Índia.
No Paraguai gostei muito de comprar perfumes, maquiagens e cremes de corpo. Mas não tivemos coragem de comprar eletrônico, pois tudo é sem garantia, e apesar do preço, não vale a pena. Um exemplo de coisas "tipicas do paraguai", comprei um purificador de ar, que ao colocar na tomada em casa, não funcionou!!!!!
A dica é: MUITOOOOOO cuidado com a bolsa, bolsos, e dinheiro, tem muita gente de olho para tapear turistas. A cidade é horrível, suja, com um transito maluco, pessoas falando alto umas com as outras, uma loucura, mas pelas compras, VALE A PENA.

Ficamos três dias em Foz do Iguaçu, foram ótimos dias.
Voltamos sentido São Paulo, mas tivemos que parar para dormir em Maringá...
lindaaaa cidade de Maringá, super urbanizada, com avenidas largas, pessoas simpáticas, achei incrível!!!
Tem uma linda catedral no meio da cidade, em formato de cone....linda! A única coisa que não gostei em Maringá é que a praia mais perto fica á seis horas de viagem... afffff... rsrsrs


Uma viagem INCRÍVEL, mas se for de carro, prepare-se, são longas horas sentado.
=)

Zara Reis

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Um autor para ler antes de morrer


Venho deixar uma sugestão, quase que uma imposição, para pessoas que se dizem inteligentes, intelectualizadas, que curtem ou não literatura, não deixem de ler, pelo menos, uma obra de JOSÉ SARAMAGO. Minhas indicações são: Ensaio sobre a cegueira (o livro, NÃO o filme); Caim e As intermitências da morte.

As intermitências da morte é, na minha opinião, a melhor delas, narra a história da morte que se irrita com um país, com um povo faz tudo para não morrer. De castigo a morte não leva (mata) mais ninguém, mesmo a pessoa agoniando, doentes, velhas e etc, ela não leva ninguém.

Incrível como ninguém quer morrer, mas como seria a vida se não morrêssemos? E isso Saramago retratou com glamour. A primeira frase do livro é: "No dia seguinte ninguém morreu". Vale a pena a primeira página á última.

Só para refrescar, José Saramago (1922-2010) foi o único autor lusófono a receber o Prêmio Nobel de Literatura, o único até agora. Em 1995 ganhou o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Autodidata, escreveu contos, livros infantis, poesia, diários, crônicas, viagens e obvio, romances - um gênio!

Experimentem!!!

Zara Reis
=)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dicas de Viagem....

OKTOBERFEST


Em Outubro de 2012, eu e meu maridão, nos aventuramos em uma maratona de um final de semana para a famosa festa do chopp - OKTOBERFEST em Santa Catarina.
Saímos de São Paulo, de ônibus, ás 21:00hs de sexta-feira. Viajamos durante toda a noite, chegando em Camboriú - SC, de manhã bem cedo.
Fizemos o check-in em um hotel do centro de Camboriú, não lembro o nome, mas era beira praia.

Deixamos as malas no hotel e fomos comer uma porção de camarão com o pé na areia. Uma dica é: os quiosques NÃO vendem porções, somente comidas prontas (industrializadas), e os restaurantes beira a praia NÃO permitem que os clientes entrem de sunga, binique, e roupas afins. Frescura. Então tivemos que colocar roupa, atravessar a avenida pedir uma porção para viagem, voltar para a praia e comer. Tirando isso, VALEU A PENA, pois a praia é FANTÁSTICA!!!
Gente bonita, areia limpa, o mar delicioso.

No fim da tarde pegamos o ônibus para Vila Germânica, e de ingressos comprados, entramos.
Fiquei encantada com os palcos, as pessoas vestidas a caráter, e claro, a variedade de chopps que encontramos nas bancas. Uma dica, o chopp e comidas são vendidas via fichas, devem ser compradas em guichês, que normalmente têm filas, por isso, compre uma quantidade suficiente para você pegar fila uma unica vez.

Não deixe de tomar o chopp de vinho e o chopp escuro, que mais parece um leite, de tão amanteigado.
Outra super dica..... não volte da festa sem dançar as musiquinhas, principalmente a: "Oh frolzen, Oh frozzen..."


O ônibus saiu da Vila ás 5:00 da manhã, voltamos para o hotel, e as 9:00 hs já estávamos dentro do ônibus para voltar para São Paulo. Considerando o imenso transito da Régis, chegamos em São Paulo ás 23:30 hs.

Ufa, um final de semana e tanto, mas absurdamente cansativo.
Uma dica, este passeio vale SUPER a pena, mas se você tiver que trabalhar na segunda-feira, então vá de avião.
=)
Zara Reis

Vou voltar...

Estranho pensar que tudo está para mudar
Estranho não saber para onde correr
Estranho esperar sei lá o que...
E o que esperar quando está esperando?


Espero o tempo passar
Espero as estações mudarem
Espero que tudo melhore
Espero que o ano se vá

Mesmo
Não querendo ficar longe de você

As escolhas nos fizeram mudar
Prometo que vou voltar
Pros seus braços
Seus lábios 
Pra nossa vida!

Zara Reis

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O grande poeta Manuel Bandeira

Em homenagem à Mario Quintana:

Meu Quintana, os teus cantares
Não são, Quintana, cantares:
São, Quintana, quintanares.
Quinta-essência de cantares…
Insólitos, singulares…
Cantares? Não! Quintanares!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Em orbita

Em Órbita

Jorge Vercillo

Quero ter você pelo simples fato de ter tudo a ver,
Não dá pra disfarçar
Céu do bem-querer, tua boca linda, lua sobre o mar
Decifra-me ou te devoro!
Sabe ler meu olhar ?
Fissura é pouco, amor
Eu sinto que é mais fundo que o mar
Êxtase, frênesi
É todo meu viver
Em órbita há dias por você
Quero ter você
Muito mais que um dia eu sonhei querer
É só você chegar
Pra me enlouquecer,
Brilho espontâneo de oceano e mar
E um Mediterrâneo no
Azul do olhar, ah, meu Deus!
Deslumbre é pouco, amor
Eu digo que é mais fundo que o mar
Êxtase, frênesi
É o céu do meu viver
Em órbita há dias por você
Sabe ler meu olhar ?
Fissura é pouco, amor
Eu sinto que é mais fundo que o mar
Êxtase, frênesi
É todo meu viver
Em órbita até pousar, em órbita até descer
Em órbita há dias por você


Em orbita há seis meses com vc!
Júlio como é bom te amar.
Pra sempre e para todo.