sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Três Mulheres de Três PPPs

  Paulo Emilio Sales Gomes, brasileiro, militante politico e fundador do primeiro clube de cinema do Brasil. Escreveu "Três mulheres de três PPPs", clássico brasileiro, que foi cobrado como obra obrigatória nos vestibulares de 1996.
  O livro é composto por três narrativas, como se fossem três longos contos, nos quais Polydoro, personagem e narrador, relata cuidadosamente os três enlaces românticos, alguns nem tanto, de sua vida. Mas não chamaremos ele por esse nome, pois  seu pavor ao ouvi-lo transforma todo seu amor em rancor, ele odeia seu nome.
  Poly, ou P, ou Dior Poly, rico, membro da burguesia intelectual do Rio de Janeiro, dono de uma imobiliária, que frequenta a alta sociedade carioca é domado três vezes, por três diferentes mulheres, que absorvem a narrativa e seus relatos ganham força surpreendente. 
  Por ser atemporal, os contos ou capítulos, se revelam aos poucos, como se de jovem á velho ele tivesse um pensamento linear, mesmo os fatos não estando em ordem cronológica. Todos os romances mantidos por interesses, trapaças e traições. 
  Helena, Hermengarda e Ela, três mulheres de personalidade forte que refletem o confronto com a forma passiva, estúpida e com uma profundidade absoluta que ele vive.
Com uma polidez incrível na escrita, vale a pena do começo ao fim.

Zara A. Ramos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário