quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Um autor para ler antes de morrer


Venho deixar uma sugestão, quase que uma imposição, para pessoas que se dizem inteligentes, intelectualizadas, que curtem ou não literatura, não deixem de ler, pelo menos, uma obra de JOSÉ SARAMAGO. Minhas indicações são: Ensaio sobre a cegueira (o livro, NÃO o filme); Caim e As intermitências da morte.

As intermitências da morte é, na minha opinião, a melhor delas, narra a história da morte que se irrita com um país, com um povo faz tudo para não morrer. De castigo a morte não leva (mata) mais ninguém, mesmo a pessoa agoniando, doentes, velhas e etc, ela não leva ninguém.

Incrível como ninguém quer morrer, mas como seria a vida se não morrêssemos? E isso Saramago retratou com glamour. A primeira frase do livro é: "No dia seguinte ninguém morreu". Vale a pena a primeira página á última.

Só para refrescar, José Saramago (1922-2010) foi o único autor lusófono a receber o Prêmio Nobel de Literatura, o único até agora. Em 1995 ganhou o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Autodidata, escreveu contos, livros infantis, poesia, diários, crônicas, viagens e obvio, romances - um gênio!

Experimentem!!!

Zara Reis
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário